quinta-feira, 23 de dezembro de 2010

História do Ba-Vi.

História do Ba-Vi

O Bahia, Campeão da Taça Brasil de 1959 e do Campeonato Brasileiro em 1988 e o Vitória, Vice-Campeão Brasileiro de 1993, tem uma rivalidade um pouco mais tardia que a maioria dos grandes clássicos do Brasil, isto porque o Vitória, apesar de fundado em 13 de Maio de 1899 e ter sido um dos pioneiros a ter criado um departamento de futebol, em 1902, só passou a dar real importância ao futebol na década de 1950. Só a partir de então, o confronto assumiu ares de decisão, em cada encontro entre esses dois grandes clubes. Antes do Vitória, o Bahia rivalizava com o Galícia, Ypiranga,confrontos denominados"Clássico das Cores"(Contra o Galícia) e Clássico das Multidões"(Contra o Ypiranga) e Botafogo-BA ( confronto que se chamava "Clássico do pote"). E antes do Bahia existir, o Vitória mantinha clássicos de menores dimensões nos primórdios do futebol na Bahia com o São Salvador, chamado "Ajuste de Contas".
A partir da conquista do Campeonato Brasileiro de 1988 pelo Bahia, pensou-se que este clube assumiria de vez o comando do futebol baiano, sem adversários à sua altura. Entretanto, a partir daí o Vitória assumiu a hegemonia do futebol baiano, conquistando a maioria dos campeonatos e ganhando a maioria dos Ba-Vis. Para isso muito pesou a construção do Estádio Manoel Barradas o Barradão, onde o Vitória costuma levar vantagem em seus jogos. Apesar disso, o Bahia ainda mantém grande vantagem nas estatísticas, obtida em décadas de domínio do Campeonato Baiano de Futebol.
Em 2006 estes dois grandes clubes brasileiros, nesta época 17º (Bahia) e 18º (Vitória) colocados no Ranking de Pontos do Campeonato Brasileiro da 1º Divisão da CBF até o início deste ano, em fase de reestruturação administrativa, encontravam-se no Campeonato Brasileiro Série C , e após o Vitória ter dado o primeiro passo para retornar ao Campeonato Brasileiro da 1ª Divisão ao classificar-se para o Campeonato Brasileiro Série B em 2007, garantiu o seu retorno ao final deste campeonato . Atualmente o Vitória encontra-se em um estado irregular após o retorno a 1ª Divisão do Campeonato Brasileiro em 2007 o vitória retornou neste ano de 2010 para a série B do campeonato brasileiro terminando este em 17° lugar da competição sendo então rebaixado . Já o Bahia depois de estar 7 anos longe do principal campeonato nacional volta a elite ironicamente após o retorno do rival a série B do Campeonato Brasileiro. As duas grandes torcidas esperam que os gigantes nordestinos retomem as suas tradições de grandes equipes com vigor e se reencontrem brevemente à 1º Divisão, onde historicamente sempre se confrontaram com os outros grandes clubes do Brasil e entre si.

0 comentários:

Postar um comentário